Observatório do Empreendedorismo Digital

Projetos

Título: Projeto Empreendedorismo: Criação do Escritório de Atendimento ao Empreendedor
Período: 2018 – atual
Descrição: Este projeto de pesquisa se desenvolve no campo da educação empreendedora e se fundamenta no modelo conceitual de atitude empreendedora proposto por (Dess & Lumpkin, 2005). O projeto Escritório de Atendimento ao Empreendedor (EAE), que visa desenvolver no Campus do Valonguinho um serviço de atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI). A implementação do EAE demandará a reforma de um espaço para atendimento ao Microempreendedor, a compra de computadores e também empregará bolsistas da UFF provenientes de cursos de graduação. O portfólio de serviços do EAE incluirá a prestação de serviços de consultoria e de coaching, beneficiando os Microempreendedores nos municípios no entorno da Universidade Federal Fluminense, principalmente Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá. A combinação da localização central do Campus do Valonguinho com a capacidade dos nossos alunos será fundamental para capacitar um grande número de Microempreendedores em nossa região. Este projeto de pesquisa é financiado por meio da Emenda Parlamentar nº 25100014.
Coordenador: Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro

Título: Minor em Empreendedorismo e Inovação na UFF: Fomentando o Desenvolvimento de Startups
Período: 2017 – atual
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de técnicas para análise e acompanhamento do impacto do Minor em Empreendedorismo e Inovação no processo de criação de startups. Este programa formação complementar em nível de graduação consiste em um curso gratuito de formação empreendedora oferecido na modalidade semipresencial aos estudantes regularmente matriculados em qualquer dos 129 cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), assim como para os servidores da instituição. As sete disciplinas que compõe o curso são ministradas por docentes do Departamento de Empreendedorismo e Gestão e se desenrolam ao longo de quatro bimestres, com carga horária de 270h. Esta pesquisa auxiliará na proposição de técnicas mais elaboradas e eficazes para a avaliação e formulação de diretrizes de aperfeiçoamento programas sequenciais de complementação à graduação. Essencialmente, serão abordados padrões associados à criação de startups por egressos do Minor. Portanto, este projeto de pesquisa possui grande potencial de contribuição tanto teórica como prática para o desenvolvimento econômico e social do país..
Coordenador: Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro

Título: Prospecção de Tecnologias Estratégicas para o Setor de Petróleo e Gás Brasileiro a Partir de Dados Patentários
Período: 2015 – atual
Descrição: Trata-se do mapeamento de um conjunto tecnologias estratégicas para apoiar a exploração das reservas do pré-sal através da análise de dados patentários referentes à tecnologias para exploração e produção de petróleo e gás em águas ultra-profundas.
Coordenador: Gabriel Marcuzzo do Canto Cavalheiro

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados